top of page

A QUALIDADE DE VIDA NO CRER

  • Foto do escritor: Igreja Batista Vida Nova - Vila Prudente
    Igreja Batista Vida Nova - Vila Prudente
  • 1 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

“Jesus respondeu: -Vá, o seu filho vai viver. O homem creu na palavra de Jesus e partiu. Quando já estava a caminho, os seus servos vieram ao encontro dele, anunciando-lhe que o seu filho estava vivo.” (João 4.50,51)


Que magnifica experiência teve esse oficial do rei Herodes! Ele podia ter todas as prerrogativas que lhe garantiam uma vida estável, mas o que lhe importava, naquele momento, era a saúde de seu filho querido. A qualidade de vida que lhe garantiria realização e paz estava vinculada a saúde do filho. Foi vital para esse oficial, crer na palavra de Jesus, que simplesmente disse a ele que fosse para casa, pois seu filho já estava curado. Ele não viu seu filho curado, mas fez conforme orientado. Ele foi! Creu, tão somente!

Jesus curando o servo do centurião Séc. XVI. Por Veronese, atualmente no Museu do Prado, em Madrid.
Jesus curando o servo do centurião

O verbo CRER, no Evangelho de João, é abundante. Cerca de trinta e duas vezes, o verbo é mencionado, e isso sem considerar os seus correlatos, tal como “confiar”, por exemplo. No Antigo Testamento, somente oito vezes; e, quarenta e quatro, em todos os outros livros do Novo Testamento, fora o Evangelho de João. Na realidade tudo o que foi escrito, acerca dos sinais que Jesus realizou, foi escrito para que os discípulos cressem, e para que crendo tivessem vida em nome de Jesus. (João 20.30,31). Pois bem, o oficial de Herodes, experimentou isso, pois Jesus lhe ofereceu libertação do sofrimento de ver a morte de seu filho, e o homem simplesmente, crendo em Jesus, a recebeu. Tal como a promessa feita por Jesus, em Mateus 11.28-30, “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. [...]e vocês acharão descanso para sua alma”, o homem recebeu descanso, simplesmente porque creu.


O gênero humano anseia por qualidade de vida. Os desafios são tantos, e tão intensos, que ele precisa de lenitivos, ou seja, situações que aliviem seus sofrimentos. Nesse Evangelho de João, somos ensinados a visualizar os oferecimentos de Jesus, com seu caráter messiânico e ofício salvador, e todos eles condicionados a nós crermos que esses oferecimentos são para nós verdadeiras garantias de realização e paz. Algumas delas: a) Nos fazendo novas criaturas, fazendo-nos nascer de novo, sendo filhos seus. (Jo 1.10-12); b) Removendo os nossos pecados. (Jo 1.29); c) Batizando-nos com o Espírito Santo, nos tornando templos dEle. (Jo 1.33); d) Oferecendo-se como único acesso possível a Deus. (Jo 1.51); e) Oferecendo o Reino dos céus a nós. (Jo 3.3); f) Oferecendo água viva, sendo ela uma fonte a jorrar para a vida eterna, nunca mais tendo sede. (Jo 4.13) A única coisa que nos é exigido é CRER. “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, quem se mantem rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.” Jo 3.36 Pois, “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.” (1 Jo 5.12)


Desta forma, a qualidade da vida está na proporção do quanto se crê nAquele que já se ofereceu para dá-la a quem quiser. Quem já nos deu tanto, e com tanta intensidade, pode nos presentear com a vitória sobre os tantos e intensos desafios que naturalmente temos. Portanto, CREIA!


Pr. Manoel Antonio

 
 
 

Comentários


IGREJA BATISTA VIDA NOVA
vitral.png

Vila Prudente

Rua Cavour, 57 - Vila Prudente - São Paulo/SP - CEP 03136-010

Telefone (11) 2915-0350 - administracao@vidanovavp.org.br

  • YouTube
  • Facebook ícone social
CBB-LOGOSEM.png
CEBESPLOGO.png
LOGO-OPBB-BRANCO.jpg

Igreja Batista Vida Nova em Vila Prudente - São Paulo/SP

bottom of page