top of page

Coram Deo!

  • Foto do escritor: Igreja Batista Vida Nova - Vila Prudente
    Igreja Batista Vida Nova - Vila Prudente
  • 1 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

“Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém.” (Romanos 11.36)

ree

“Coram Deo” é uma expressão teológica, em latim, que significa perante a face de Deus. Em outras palavras, viver a vida de tal forma a glorificar o Todo Poderoso, sem se preocupar em satisfazer a si mesmo. Muito diferente daquela que mais recentemente analisamos, -Carpe Diem-, cujo objetivo é a própria pessoa, visando aproveitar a vida, com tudo o que ela tem para ser aproveitada. “Coram Deo”, expressão teológica surgida no início do século XVI, com o advento da Reforma Protestante, e que marca o verdadeiro ‘status quo’, modo de vida, de um cristão sério e comprometido.

Cristo morreu na cruz para que pecados pudessem ser perdoados e extirpados e, assim, para que as pessoas pudessem dessa forma aparecer perante a face de Deus, se aproximando dEle.

Hans Rookmaaker, um escritor holandês, cristão, do século XX, se aproximou bastante do verdadeiro significado dessa importante expressão, quando disse que, “Cristo morreu na cruz para que pecados pudessem ser perdoados e extirpados e, assim, para que as pessoas pudessem dessa forma aparecer perante a face de Deus, se aproximando dEle.”. Desta forma, injustiça seria se vivêssemos como se nada tivesse acontecido no calvário, pois se hoje podemos estar perante a face do Altíssimo, nós devemos a esse ato de cruz. E, a maior expressão dessa possibilidade é viver para a glória de Deus, pois “..nEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, [...] Tudo foi criado por Ele e para Ele.” (Colossenses 1.16)


Robert Charles Sproul, um teólogo calvinista estadunidense e pastor, falecido em 1977, dizia que “Viver “Coram Deo” é viver a vida inteira na presença de Deus, sob autoridade de Deus, para a glória de Deus.” Sim, viver na presença de Deus, sendo salvo por Cristo, pois somente a salvação em Cristo pode nos levar à presença de Deus. Sim, viver sob autoridade de Deus, tendo a Cristo como Senhor de sua vida, pois ninguém consegue viver sob autoridade de Deus, sem tê-Lo como Senhor. E, então, somente assim, pode-se viver glorificando a Deus. Ninguém glorifica a Deus, vivendo “Carpe Diem”, ou seja, vivendo para si próprio, aproveitando o máximo que a vida pode dar.

...viver a vida inteira na presença de Deus, sob autoridade de Deus, para a glória de Deus.

De maneira prática, como cristãos, somos estimulados pela Palavra de Deus, a vivermos “Coram Deo”, ou seja, vivermos perante a face de Deus, em qualquer lugar, fazendo seja lá o que for, tudo seja feito para glória de Deus. (1 Coríntios 10.31) A referência a qualquer coisa que toma o devido lugar na presença de Deus, isso é viver perante a face de Deus. Não importa se, trabalhando, conversando, estudando, planejando, ensinando, aconselhando... “Quando ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4.8). Finalmente, vivendo “Coram Deo”, perante a face de Deus, é a única coisa que faz sentido para o verdadeiro cristianismo.


Pr. Manoel Antonio

 
 
 

Comentarios


IGREJA BATISTA VIDA NOVA
vitral.png

Vila Prudente

Rua Cavour, 57 - Vila Prudente - São Paulo/SP - CEP 03136-010

Telefone (11) 2915-0350 - administracao@vidanovavp.org.br

  • YouTube
  • Facebook ícone social
CBB-LOGOSEM.png
CEBESPLOGO.png
LOGO-OPBB-BRANCO.jpg

Igreja Batista Vida Nova em Vila Prudente - São Paulo/SP

bottom of page