CRESCIMENTO NA GRAÇA
- Igreja Batista Vida Nova - Vila Prudente
- 1 de set. de 2020
- 2 min de leitura
“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2 Pedro 3.18)

Estamos às portas do término de mais um ano, nos despedindo do ano de 2019, e quase recebendo o próximo, 2020. Um bom momento para olharmos para trás, avaliando nossa vida, nosso crescimento, nossa evolução, ou involução. Enfim, tempo próprio para reflexão.
John Charles Ryle, um expressivo clérigo inglês, escrevendo sobre um dos mais importantes aspectos de nossa vida espiritual, “Crescimento na Graça”, diz que “Quando fala sobre crescimento na graça, nem por um momento está dizendo que os benefícios de um crente em Cristo podem crescer. Não está dizendo que o crente pode crescer em sua posição, segurança ou aceitação diante de Deus; que o crente pode ser mais justificado, mais perdoado, mais redimido e desfrutar de maior paz com Deus do que desde o primeiro momento em que ele creu.” Ele afirma categoricamente que: a justificação (a condição de ser perdoado, justificado de seus pecados), no que se refere a quem o justifica, é uma obra completa, não por nós que somos justificados, mas por quem nos justificou, isto é, Cristo Jesus. Nesse sentido todo crente está completo em Cristo, pois “..por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.” (Colossenses 2.10)
Então, de que tipo de crescimento Ryle se refere? Quando ele fala em crescimento na graça, está se referindo somente ao crescimento em grau, tamanho, força, vigor, e poder das graças que o Espírito Santo implanta no coração de um crente. Está dizendo categoricamente, que todas aquelas graças admitem crescimento, progresso e aumento. Está declarando, com firmeza, que o arrependimento, a fé, o amor, a esperança, a humildade, o zelo, a coragem e outras virtudes semelhantes podem ser maiores ou menores, fortes ou fracas, vigorosas ou débeis e podem variar muito em um mesmo crente, em diferentes épocas de sua vida. Quando ele fala sobre um crente que está crescendo na graça, está dizendo apenas isto: os sentimentos dele em relação ao pecado está se tornando mais profundo; a sua fé, mais forte; a sua esperança, mais brilhante; o seu amor, mais abrangente; sua disposição espiritual, mais sensível. Este crente sente mais o poder da piedade em seu próprio coração; manifesta mais piedade em sua vida; está progredindo de força em força, de fé em fé, de graça em graça. Que conceitos bem apurados, de crescimento na graça, tem J.C.Ryle!
Estamos por completar mais um ano civil! Experiências das mais variadas: relacionais, profissionais, emocionais, espirituais. Diante de todas essas experiências, como poderíamos olhar o grau de crescimento em nosso senso: de arrependimento, de fé, de esperança, de humildade, de zelo, de coragem? Estão mais vigorosos, ou mais frágeis? A sua disposição espiritual está mais forte?
A forte exortação do nosso Deus, através de Pedro se faz bastante oportuna, “Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a Ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.”
Pr. Manoel Antonio
Comentários