top of page

O CONVITE

  • Foto do escritor: Igreja Batista Vida Nova - Vila Prudente
    Igreja Batista Vida Nova - Vila Prudente
  • 1 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

“Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem.” (Mt 22.9)

ree

Levando em conta a dinâmica do Evangelho, o que não podemos perder é a consciência de nossa Missão, nossa Visão, bem como nossos Valores, como Igreja local. Sendo assim, para nós da Igreja Batista Vida Nova, em Vila Prudente, temos a convicção que a nossa Missão é ser uma Igreja adoradora, referência na restauração de vidas, através da proclamação do Evangelho de Jesus, a fim de apresentá-las perfeitas em Cristo. Nossa Visão: Influenciar pessoas com os valores ensinados por Cristo, levando-as a experimentarem vida abundante.


Dentre tantos versículos que nos impulsionam a uma consciência prática, no exercício dessa Missão e dessa Visão, o mostrado acima (Mateus 22.9), e constitui um belo convite, é um dos mais expressivos das Escrituras Sagradas. Ele faz parte da parábola do banquete de casamento, proferida por Jesus. Nesse contexto o banquete é um tipo das bodas do Cordeiro, que será celebrada nos céus, onde haveremos de tomar do fruto da videira, com Jesus, “...no Reino de Pai.” (Mateus 26.29b). Jesus estava trabalhando o privilégio que os judeus tinham, de estar sendo convidados para essa festa, mas que não foi valorizado por eles; muito pelo contrário, maltrataram e mataram os servos do rei que estavam fazendo o convite. Então, ordenou aos seus servos que saíssem para as ruas reunindo todas as gentes convidando-as para o banquete. Profeticamente, este é um convite aos gentios, ou seja, aos não judeus. O evangelho é universal, e a universalidade do evangelho garantiu para nós, como gentios, a maravilhosa graça da salvação em Cristo Jesus.


Em uma aplicação prática, neste texto, somos –os crentes em Jesus-, aqueles que foram alcançados pelo convite para o ‘banquete’, o que antes não tínhamos sido convidados. Estávamos no mundo, e -no linguajar dos judeus, éramos “..os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos.” (Lucas 14.21b), quando se referiam aos gentios-, sem possibilidade nenhuma de entrar no ‘banquete’. Mas ao mesmo tempo, agora, somos –como igreja, no sentido profético- os servos que saem para fazer o convite para esse ‘banquete’. No texto bíblico, não se percebe a idéia da recusa dos servos do rei, em cumprir a sua ordem, mas somente menciona a recusa dos convidados em participar do grande banquete, pois “..eles começaram a apresentar desculpas.” (Lucas 14.18a).


Desta forma, como igreja, e como servos de Deus, temos a responsabilidade de sair e convidar a todos, a participar do grande ‘banquete’: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei...” (Mateus 28.19,20). Estamos, como Igreja Batista Vida Nova, incumbidos dessa responsabilidade, sobre a nossa cidade, o nosso bairro, a nossa comunidade, por conta da Missão que o Senhor da Igreja colocou sobre os nossos ombros.


Sendo assim, não comecemos, nós os servos, a apresentar desculpas, não estendendo esse precioso convite aos “..pobres, aos aleijados, aos cegos e aos mancos.” Se quiserem recusar, paciência, que seja deles essa recusa! Nós não podemos recusar. A ordem do Senhor é: CONVIDEM!!!


Pr. Manoel Antonio

 
 
 

Comentários


IGREJA BATISTA VIDA NOVA
vitral.png

Vila Prudente

Rua Cavour, 57 - Vila Prudente - São Paulo/SP - CEP 03136-010

Telefone (11) 2915-0350 - administracao@vidanovavp.org.br

  • YouTube
  • Facebook ícone social
CBB-LOGOSEM.png
CEBESPLOGO.png
LOGO-OPBB-BRANCO.jpg

Igreja Batista Vida Nova em Vila Prudente - São Paulo/SP

bottom of page